terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Uma simples pincelada minha...

Olá! Quem me conhece sabe que eu tenho um gosto grande em escrever e pintar. Há poemas em que misturei esse prazer e escrevi como quem pinta, ou falei de pinturas nos poemas…
O poema que vou partilhar contigo hoje é um que reflecte um pouco sobre o mal que rodeia este mundo… E nesta época de Natal em que tudo parece ser só luzes, alegria, comidas e bebidas “agradáveis” e presentes. Ao nosso lado ou mais longe continuam pessoas a penar…A verdade é que ao pintar os problemas ficam para segundo plano ou quiçá os consigamos mesmo atenuar…
É esse o tema deste poema e ele aqui está:


PINTO O MEU MUNDO



Pintar é como despir e lavar a alma,
Tal como outras artes o são.
Mas por vezes quando o faço, vivo uma triste canção…
Vivo numa solidão e nela descanso,
Pintando o mundo com cores em que o amanso,
Para compensar o escuro da vida e assim senti-la…
E assim divagar ao toque duma pincelada.
Podendo soltar nela, toda uma sensação…
Podendo flutuar nesta divagação,
Ou trespassar esta canseira vincada.

Quem me dera pintar a sociedade
Com outros tons que não os existentes,
Para aliviar este tempo escandaloso e sem piedade…
E retirar borrões persistentes,
Para soltar este meu tremor,
Para esquecer todo o horror,
Para me livrar do sofrimento,
Olvidando este cosmos azul cinzento…

Faço-o mantendo estes olhos fechados e vendo melhor
Do que os que os mantêm abertos e vêm guerra e terror…
E ao pintar é como se o tempo parasse,
É como se a vida se duplicasse!
Num instante de horas passadas,
Volto em mim depois das caminhadas,
Que realizo num espaço constrito,
Num lugar que não é já meu e é restrito…
E mato assim a saciedade de infinito,
Numa paisagem cantada em que medito…
Num mundo imaterialmente rico,
Mas que é só meu e nele fico.

Obrigado pela companhia!
Abraço!
Até sempre e Bom Natal…

Filipe Correia
filipejccorreia@hotmail.com

Sem comentários: